A OBRA E O FUNDADOR

A "Obra Padre Gregório" surgiu nos anos 80, fruto do coração generoso e afável do Rev.mo Senhor Padre Gregóri Verdonk, Missionário Holandês do Congregação dos Sagrados Corações, tendo sido legalizada em 1980. Condoído com as situações extremas de abandono e miséria moral e material com que era quase diariamente confrontado, sentiu-se impelido a recolher e proteger as crianças, as vítimas principais e mais indefesas de todas as tragédias familiares e sociais. Assim começou a sua Obra, particularmente vocacionada para as crianças do sexo feminino.

O Padre Gregório Verdonk naturalizou-se português por sua expressa e livre vontade, a 21 de março de 1962, falecendo em Lisboa a 10 de janeiro de 1980.

Deixou viva esta Instituição, tradução do seu amor profundo pelas pessoas, Obra de amor, vocacionada preferencialmente para crianças e jovens.

 

Mas, hoje em dia, o que é concretamente a Obra Padre Gregorio?

É uma I.P.S.S., com os seus Estatutos publicados no Diário da República nº 241-III Série, de 20 de outubro de 1981, usufruindo, graças a um convénio celebrado com o Centro Regional de Segurança Social de Lisboa e Vale do Tejo, de um subsídio mensal, infelizmente insuficiente para fazer face a todos os encargos que a manutenção da sua atividade sócio caritativa importa. É o apoio generoso e desinteressado de Sócios e Benfeitores, que voluntariamente contribuem para as despesas, regular ou ocasionalmente, que lhe permite proporcionar às 29 crianças e jovens que serve, um serviço de razoável qualidade.

Estas crianças são-nos entregues umas vezes a pedido do Tribunal de Menores de Lisboa, outras vezes pelo Instituto de Solidariedade e Segurança Social e Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, outras vezes pelas Misericórdias. Todos os casos são sempre analisados pela nossa Técnica de Serviço Social.

As crianças vivem em regime de internato na casa de acolhimento situada em Chão de Meninos, Sintra, sendo as suas idades compreendidas entre os 5 e os 18 anos, num ambiente o mais familiar possível.

 

Relatório de Contas do Ano de 2019 para consulta

^

 

  COMPortugal ®    |     Todos os conteúdos escritos e ou gráficos são da exclusiva responsabilidade de Obra Padre Gregório